Boa noite a todos os leitores,
Dias 4 e 5 de Julho de 2009, ocorreu o Simpósio de Game Design juntamente com a Convenção de RPG, RPGCon, no Colégio Notre Dame, em São Paulo.
O Simpósio foi constituído de palestras sobre os seguintes assuntos:
- "Jogos e Humanidade - Dos Ritos ao Digital - ministardo por Kao "Cyber" Tokio, do blog RetroGames e produtor Cultural do SESC São Paulo.
- "Mecânica de Jogos Analógicos" - ministrados pelo Game Designer Gabriel Penteado e Fabio Tola, monitor da Ludus Luderia e o maior colecionador de
Jogos de Tabuleiro do Brasil.
- "Indie Games e Mercado Independente" e "Mecânica de Jogos Digitais" - ministrados pelos Game Designers Winston Petty da Insólita Studios e Daniel Garcia do estúdio Abdução.
- "Serious Games" - ministrado pelo designer de jogos analógicos André Zatz e Fernando Chamis, designer de jogos digitais da Webcore.
- "Debate sobre o Futuro dos Games do Brasil" - com a participação de Roger Tavares do website GameCultura e SENAC, Tiago Guarim Gerente de Produtos da Eletronic Arts no Brasil, Fabio Tola da Ludus Luderia, Roberto Bianchinni, professor da Universidade Anhembi Morumbi, Antônio Marcelo, Game designer da Riachuelo Games e Castelo das Peças e André
Penha da Tectoy Digital.
- "Playteste e Prototipagem" - ministrado por Antônio Marcelo da Riachuelo Games e Castelo das Peças.
O evento foi muito interessante, e gerou muito debate, troca de experiências, pontos importantes foram levantados sobre o mercado nacional de games e como seguir a carreira de Desenvolvedor de Jogos.
Um ponto muito positivo, foi a sinergia entre participantes e palestrantes, expondo e discutindo diversos pontos de vista, o que é muito importante para a geração de idéias inovadoras e amadurecimento do profissional.
Apesar do mercado de jogos estar "engatinhando" no Brasil, eventos como este são muito importantes para o crescimento da cultura tanto dos jogos quanto de desenvolvedores de jogos em nosso país.
Neste simpósio ficou explícito que os brasileiros tem muita criatividade e vontade de desenvolver jogos, porém ainda nos falta maturidade de entender e como lidar com o difícil (e muitas vezes cruel) mercado de Jogos.
Um evento desse nível mostra como o Brasil está se empenhando na evolução deste mercado e certamente é só questão de tempo para encontrar seu espaço merecido.
Pude aprender duas grandes lições neste encontro:
A primeira é , "PRODUZA! SE MOSTRE! A Internet está aí é sua grande aliada." O Brasil possui ótimos profissionais, mas que se encontram no anonimato e dispersos pelo país.
A segunda licão pode ser resumida em duas palavras fundamentais no mercado de jogos: SEJA SIMPLES!
Um abraço e até o próximo post.
--- Fotos do Evento ---
Frente do Colégio Notre Dame - SP
Juni do blog Digital Illuminatus e Kao "Cyber" do blog Retro Games e Produtor Cultural do SESC Itaquera
Gabriel Penteado (Designer de Jogos) e Fabio Tola (da Ludus Luderia) respectivamente.
Mesa de Debate "Futuro dos Games no Brasil" - (da esquerda para a direita)
Tiago Guarim (Eletronic Arts), Antônio Marcelo(Riachuelo Games), Roger Tavares(GameCultura), André Penha (Tectoy Digital), Fabio Tola (Ludus Luderia), Roberto Bianchinni (Anhembi Morumbi)
Simples mas bem objetiva: Muitoo interessante o evento!!
ResponderExcluirAguardando novidades!!
ResponderExcluir