quarta-feira, 1 de abril de 2009

Finalmente está surgindo um padrão 3D na web...Será?

Começa a surgir uma luz no fim do túnel para acabar com a "mesmice" da web atual.

Ryan Paul, editor da área relacionada a Códigos Abertos do site Ars Technica (arstechnica.com)
nos apresenta que o grupo Kronos, a organização por trás da biblioteca gráfica OpenGL(1), está se aliando ao time do navegador MOZILLA para tentar criar um padrão aberto (sem royalties) para gráficos 3D a serem utilizados em navegadores de internet. Eles estão convidando outras empresas a participar neste esforço de definir uma especificação funcional para a web. A promessa é de que este padrão tenha seu lançamento daqui a um ano. Vamos esperar!

Avanços recentes na performance do JavaScript abriram portas para tarefas que antes não eram possíveis nos navegadores. "As novas capacidades desta nova performance do Java Script já vem sendo experimentada de modo muito impressionante para videos e gráficos 2D. Trazer um padrão 3D para a internet é o próximo passo lógico nesta evolução" diz o editor Ryan Paul

Porém um fato não muito agradável, é que OpenGL é uma bilbioteca gráfica que trabalha com códigos de baixo nível (nível de código de máquina), portanto, para um desenvolvedor essencialmente 3D o trabalho com este padrão pode ser muito penoso por demandar um bom conhecimento de programação. Mas acredita-se que muitos desenvolvedores terceiros irão criar interfaces de alto nível para facilitar a criação de conteúdo, e tenho fé que muitas dessas interfaces serão também de código aberto.

Em primeira vista pode parecer que irá demorar um bom tempo até surgir programas que facilitam a criação de conteúdo 3D na web, mas por que não acreditar neste esforço muito
importante?
Será um grande avanço na área de interação na internet, e um grande campo a ser explorado pelos artistas digitais.
E já que estão começando a desenvolver 3D para a web, por que não começar a pensar em quais tipos de novidades poderemos criar com esta nova tecnologia? Assim, quando o padrão realmente for factível, seremos os primeiros a apresentar nossas idéias ao mundo!

Espero que tenham gostado! Abraço a todos!

O Artigo pode ser encontrado na íntegra, no site abaixo (em inglês):
http://arstechnica.com/web/news/2009/03/mozilla-and-khronos-to-bring-standards-based-3d-to-the-web.ars

(1) Para quem não sabe: OpenGl é uma API livre utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos, entre outros.
Quem quiser conhecer mais sobre o OpenGL acesse a página oficial www.opengl.org (em inglês)
Para quem não tem o inglês muito afiado, uma breve descrição em português pode ser encontrada na Wikipedia: pt.wikipedia.org/wiki/OpenGL (em português)

Um comentário:

  1. Como você disse.. se realmente for factível será MUITO interessante!

    ResponderExcluir